Anúncio de Ray-Ban no Instagram é vírus? Entenda o golpe

Posts com falso desconto de até 90% em óculos Ray-Ban se espalha no Instagram (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

“Óculos Ray-Ban com 90% de desconto” — é o que diz um anúncio falso que está se espalhando no Instagram. O post é feito sem autorização e pega os usuários de surpresa. A origem pode estar em um golpe de phishing, que rouba senhas e usa para fazer as publicações, ou em apps maliciosos com acesso ao login na rede social. Aconteceu com você? Entenda a causa do post misterioso e saiba como proteger seu perfil.

O número de pesquisas pelo termo “Ray-Ban Instagram” vem crescendo no Brasil desde o início de maio deste ano, como mostra o relatório do Google Trends. Ao analisar as buscas no mundo todo, o aumento pelo interesse no tema remete aos primeiros dias de abril e se mantém em alta.

Esse tipo de ataque, no entanto, não é novidade nas redes sociais, em especial, usando o nome da marca de óculos de sol. Reportagens publicadas em sites de notícia internacionais falam de golpes similares no Facebook desde 2012. A própria Ray-Ban não se espanta com a repercussão do suposto desconto. De acordo com a empresa, os spams são frequentes e o esquema é mais elaborado do que parece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *