Após pouso em Marte, sonda da Nasa capta primeiras imagens; veja

Missão vai explorar solo marciano e formações geológicas do planeta

A Nasa divulgou nesta 3ª feira (27.nov.2018) as primeiras informações sobre a sonda Mars Insight, que pousou com sucesso no solo de Marte na última 2ª (26.nov).

Também foram liberadas duas imagens capturadas por uma câmera instalada no robô. As informações são da Reuters.

O ponto de aterrisagem escolhido fica na região equatorial do planeta. O local fica a aproximadamente 600km de onde a Curiosity, última sonda da Nasa enviada a Marte, pousou em 2012.

Entre as novidades, a agência especial comunicou a abertura de 1 painel solar instalado na sonda, que vai carregar as baterias da Mars Insight durante o período de operação.

A partir de agora, a missão do robô é coletar informações sobre o solo marciano durante os próximos 24 meses –o que equivale a 1 ano de Marte. Os instrumentos de exploração devem entrar em pleno funcionamento no período de 2 a 3 meses.

Slide 1 de 4: Primeira imagem divulgada mostra poeira na lente da Mars Insight

Os dados analisados ajudarão cientistas a desvendar as origens geológicas do planeta, abalos sísmicos –conhecidos como “martemotos”– e as origens da formação do Sistema Solar.

A razão pela qual estamos cavando em Marte é entender melhor não apenas Marte, mas a própria Terra” disse Bruce Barnedt, 1 dos envolvidos na missão.

A sonda, orçada em quase US$ 1 bilhão e pesando cerca de 360kg, foi lançada ao espaço em maio e levou 6 meses para percorrer os 548 milhões de km que separam a Terra do planeta vermelho.

Para as próximas missões, a Nasa planeja o envio de uma outra sonda a Marte em julho de 2020, buscando evidências de vida extraterrestre –como água líquida. A expectativa é enviar as primeiras missões tripuladas na década de 2030.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: