Banido do WhatsApp? Veja como recuperar a conta no mensageiro

O WhatsApp é um dos apps mais usados no Brasil, disponível nos principais sistemas, como Android, iPhone (iOS), Windows Phone e até no PC, com o WhatsApp Web. A popularidade do mensageiro, no entanto, abriu espaço para falsificações, golpes e outras ações que comprometem a qualidade do serviço.

Para driblar as fraudes, o usuário pode ser banido do WhatsApp, temporária ou definitivamente, caso descumpra normas de comportamento determinadas pela desenvolvedora. Há varias formas de ter a conta bloqueada no chat para celular ou web, por isso, é importante saber o que pode bloquear o programa, ou – caso tenha sido banido – como recuperar o cadastro no bate-papo.

– Aplicativos sem suporte oficial da desenvolvedora

WhatsApp Plus, WhatsDog e clientes que deixam a interface azul ou transparente: você já deve ter ouvido falar de um desses serviços. O uso dessas ferramentas pode ser útil ou divertido, mas também pode fazer com que você seja banido.

De acordo com a desenvolvedora, qualquer aplicativo que não foi desenvolvido ou autorizado pelo WhatsApp não tem as garantias de segurança e privacidade prometidas pelo serviço original. Com isso, os programas de código fonte que fazem alterações no bate-papo podem suspender sua conta por 24 horas. Para evitar a mensagem “Você foi temporariamente banido do WhatsApp”, é bom ficar longe de modificações no app.

Como resolver

Apesar de frustrante, o problema tem uma solução simples: desinstalar o aplicativo responsável pelo banimento, baixar e instalar o WhatsApp do site oficial ou Google Play Store, e, por fim, esperar o término das 24 horas de bloqueio.

– Trocar de celular com frequência

De acordo com a equipe de suporte do WhatsApp, não há como ter duas contas em um mesmo smartphone, mesmo que esse seja Dual SIM. Além disso, as pessoas que trocam de celular frequentemente podem ter o número bloqueado, sem possibilidade de verificação do aparelho.

Como resolver

O bloqueio, neste caso, é definitivo. Ainda assim, você pode entrar em contato com o suporte do WhatsApp (support@whatsapp.com) e tentar reivindicar a verificação de número.

– Enviar mensagens em excesso

Há várias maneiras de ter a conta bloqueada no WhatsApp ao enviar mensagens, e todas envolvem contato com estranhos. Ter vários grupos com participantes que não têm seu número na agenda, entrar em contato com muitas pessoas que não conhecem você ou ainda enviar uma mesma mensagem para vários amigos. Tudo isso pode causar o bloqueio temporário da conta, que pode durar até 72 horas.

Como resolver 

Para evitar se banido por um desses motivos, a solução pode ser pedir às pessoas para adicionarem você à lista de contatos delas. Além disso, criar listas de transmissão é uma boa solução para enviar o mesmo recado para muitos amigos. Caso você já tenha sido bloqueado pelo WhatsApp, será necessário esperar o tempo determinado pelo sistema.

– Ser bloqueado por muitos contatos 

Ao ser bloqueado por muitas pessoas em um curto período de tempo, o aplicativo pode considerar que você violou algum dos termos de serviço. Com isso, o cancelamento temporário pode acontecer no seu celular.

Como resolver

Nesse caso, o usuário deve esperar o tempo determinado pelo app para entrar novamente no WhatsApp. A solução mais eficaz é descobrir se estava enviando recados para o contato certo e se a pessoa deseja ou não receber mensagens suas.

– Casos graves: violação de termos e bloqueios definitivos

A mensagem “O seu número não está autorizado a utilizar o nosso serviço” significa um bloqueio definitivo da conta, com pouca ou nenhuma chance de resgate. Os motivos para esse tipo de banimento são sempre alguma violação dos termos de serviço do WhatsApp, que incluem comportamentos suspeitos, ofensas, crimes e outras ações que podem render, inclusive, complicações jurídicas.

Entre as principais atividades capazes de fazer uma pessoa ser banida para sempre estão envio de propaganda; envio de spam; envio de conteúdo que viole os termos (material ilegal, obsceno, ameaças, assédios, discurso de ódio, racismo e outros); utilizar sistema automático ou não autorizado para enviar mensagens pelo WhatsApp; enviar mensagens indesejadas constantemente, e cometer infrações repetidas vezes.

No site oficial, o aplicativo garante que não avisa usuários antes de desativar uma conta. Além disso, afirma que tem o direito de recusar o serviço a qualquer pessoa sem explicar a razão.

Como resolver

Apesar das poucas chances de solucionar o problema, a desenvolvedora sugere que, em caso de engano, o dono da conta bloqueada entre em contato pelo e-mail de suporte. O caso, então, será analisado, para que a conta seja ativada ou não. A melhor maneira de não passar pelo problema, no entanto, é seguir as regras do mensageiro e fugir das violações de contrato.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: