Capinha de celular pode atrapalhar o sinal?

Capinhas de celular são ótimas aliadas para manter o smartphone protegido e mais resistente. Também podem ser consideradas quase um adereço de moda, visto que há carcaças cada vez mais arrojadas, como as com ‘frufrus’, spikes ou formatos totalmente inusitados. Mas será que o material pode interferir no sinal do aparelho?

O UOL ouviu dois especialistas em celulares para esclarecer a questão: o professor do departamento de comunicação da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp, Gustavo Fraidenraich, e o técnico especialista da rede de assistências técnicas Suporte Smart, Junior Gromoski.

“De forma geral, essas capinhas são praticamente ‘transparentes’ em termos de radiofrequência que o celular opera, então elas não afetam em nada o funcionamento do aparelho”, explica Fraidenraich sobre os tipos mais comuns de capinhas.

Mas já se for o caso de capinhas com materiais mais fortes, como metal, a resposta pode mudar. “Modelos mais resistentes podem usar metal em sua composição, o que pode interferir na recepção e emissão da antena do aparelho”, diz Gromoski.

Segundo a reportagem, o metal poderia tanto causar interferência no caminho das ondas de radiofrequência quanto funcionar como uma barreira para elas.

Deixe uma resposta