Cinco dicas para usar melhor o Waze

Apesar de pertencerem ao Google, Maps e Waze são aplicativos com funções muito diferentes. Ainda que toda a interface do Waze seja intuitiva, num primeiro momento pode ser desafiante saber onde encontrar as opções mais úteis.

Ícones – Você pode selecionar quais ícones surgem nos seus mapas. Basta dirigir-se às ‘Configurações’ representadas pelo ícone da engrenagem no canto superior esquerdo do menu lateral e selecionar ‘Mapa’ na área ‘Avançadas’. Uma vez aqui, selecione ‘Mostrar no mapa’ e poderá ativar/desativar os ícones do mapa.

A que horas deve sair? – É sempre útil saber a que horas você deve sair de casa para não chegar atrasado. Felizmente, o Waze tem uma opção que lhe permite ter esta informação. Ao escolher um destino,  encontrará a opção ‘Programe uma rota para mais logo’, o que abre uma nova página que permite agendar o início da sua viagem.

Partilhar rota – Se pretende compartilhar com alguém a sua rota pode fazê-lo logo quando seleciona um destino na opção ‘Compartilhar rota’, que se encontra ao centro dos três ícones logo acima das opções ‘Parar’ e ‘Iniciar’/’Retomar’. Assim, não só conseguirá compartilhar a rota, como também a hora estimada de chegada. Lembre-se que é preciso sincronizar os contatos da sua agenda telefônica com o Waze.

Compartilhe informação relevante – Esta é uma das funções mais úteis do Waze. Se durante o caminho você se deparar com um acidente, com engarrafamento ou até com um carro de polícia, é possível avisar outros motoristas do aplicativo. Basta tocar o botão laranja no canto inferior direito e escolher uma das muitas opções que surgem na tela para marcar o que aconteceu. Recomenda-se no entanto que esta tarefa fique a cargo do passageiro, para que o motorista possa focar as atenções na estrada.

Altere o tipo de veículo – Se usa uma moto em vez de um carro, é possível que você queira alterar o tipo de veículo do Waze. Pode isso, vá até as ‘Definições’ (canto superior esquerdo do menu lateral), toque na secção ‘Avançadas’ e toque na área ‘Condução’. No ‘Tipo de veículo’ o motorista pode escolher entre ‘Privado’, ‘Taxi’ ou ‘Moto’, de acordo com o veículo que esteja conduzindo no momento.

Estabeleça paradas – Ninguém gosta de fazer viagens longas sem qualquer parada. Escolha um destino e veja que há um espaço dedicado a ‘Paragem’, com o aplicativo sugerindo uma parada num estacionamento, num posto para verificar o combustível ou num restaurante/café para comer qualquer coisa. Serão então sugeridos no caminho várias propostas de acordo com a categoria que escolha, sendo que também poderá pesquisar por outro ponto de interesse no ícone de lupa.

Spotify – Se usa o Spotify enquanto conduz então o Waze é o app de navegação que tem de escolher, uma vez que lhe dá a oportunidade de ligar a sua conta do serviço de streaming e controlá-la sem sair do Waze. Nas ‘Configurações’ (canto superior esquerdo do menu lateral) entre na seção ‘Avançadas’ e escolha a área relativa ao ‘Spotify’. Assim você poderá ligar as duas contas e, caso decida usar o Spotify enquanto está dirigindo, você verá o ícone verde do serviço de streaming no canto superior direito do mapa que lhe dará acesso a alguns controles básicos, como alterar ou pausar a música.

 

Deixe uma resposta