Congo declara novo surto de ebola

O governo da República Democrática do Congo declarou um novo surto de ebola em Bikoro, na província de Equateur, ao noroeste do país, situado na África. O Ministério da Saúde local informou à Organização Mundial da Saúde (OMS) que duas de um total de cinco amostras recolhidas de pacientes apresentaram resultado positivo para a doença.

Este é o nono surto de ebola identificado no Congo desde a descoberta do vírus no país, em 1976. Nas últimas cinco semanas, 21 casos suspeitos de febre hemorrágica viral foram reportados, com 17 mortes.

“A OMS está trabalhando junto ao governo da República Democrática do Congo para ampliar rapidamente as ações e mobilizar parceiros utilizando um modelo de resposta bem-sucedida em meio a um surto de ebola similar registrado em 2017”, informou a entidade.

A primeira equipe multidisciplinar, composta por especialistas da própria OMS e dos Médicos sem Fronteiras, entre outros, viajou ontem (7) para Bikoro, a fim de reforçar a coordenação de ações e as investigações de casos.

Deixe uma resposta