Evento une ciência e cerveja em Salvador até quarta; veja programação


Palestra do reitor da Ufba, João Carlos Salles, no evento do ano passado; ele volta este ano (Foto: Arisson Marinho/Arquivo CORREIO)

Salvador sedia desta segunda-feira (14) até quarta (16) mais uma edição do Pint of Science, um dos maiores eventos de divulgação científica no mundo, com o propósito de aproximar a ciência dos cidadãos comuns, dando a eles oportunidade de aprender e discutir temas acadêmicos enquanto toma uma cervejinha.

Desta vez, os debates ocorrerão em três bares da capital baiana, reunindo temas como Saúde Pública, Meio ambiente, Automobilismo, Futebol, Blockchains e Farmácia Fitoterápica.

A proposta é esclarecer dúvidas, apresentar pesquisas recentes nessas e em outras áreas do conhecimento e mostrar a beleza  e a dinâmica da ciência.

A programação completa está disponível no site pintofscience.com.br e não há necessidade de inscrição. A entrada é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos – e não há emissão de certificado.

O Pint of Science é uma oportunidade para soteropolitanos terem conversas descontraídas com cientistas e entenderem melhor a dinâmica por trás das pesquisas, atrativos que fizeram sucesso nas primeiras edições do evento na cidade e que devem levar mais de 700 pessoas aos bares.

“Nossa expectativa é de que o público seja ainda maior, pois a primeira edição foi um sucesso em Salvador”, afirmou Denis de Melo Soares, coordenador do evento, em nota.

A programação vai ocorrer nos bares Barravento e Caranguejo do Porto, na Barra, e Tampinha, na Federação.

Neste primeiro dia, haverá bate-papos sobre Universidade e Construção do Conhecimento, Blockchains e Farmácia Viva.

Já nesta terça, o destaque ficará por conta da discussão de Desenvolvimento e o Futuro dos automóveis, Previsões Esportivas e Microbiologia e Meio Ambiente e, na quarta, haverá debates sobre Dança e Sociedade, Baía de Todos os Santos (Kirimurê), e A Luta pelo Direito à Saúde no Brasil.

Veja a programação completa

Local/Data

14/05, das 19h30 às 21h

15/05,19h30

16/05,19h30

Barravento

“Universidade pública e conhecimento”

João Carlos Salles e Paulo Miguez (reitor e vice-reitor da UFBA)

“Desenvolvimento e o futuro dos automóveis”

Ailton Lima Jr. (Engenharia Mecânica)

“Dança em processo”

Fabiana Dultra Britto (Dança)

Caranguejo do Porto

“BlockChains: o que é? Como funciona?”

Fabíola Greve (Tecnlologia da Informação)

“Marcando um gol de placa: a estatística do futebol”

Paulo Henrique Ferreira da Silva (Estatística)

“Bahia de Todos os Santos (Kirimurê)”

Jaílson Bittencourt de Andrade (Química)

Tampinha Bar

“Farmácia viva: a farmácia social do povo para o povo”

Mara Zélia Almeida (Farmácia)

“Enxergando a natureza com as lentes da microbiologia”

Pedro Milet Meirelles (Biologia)

“A luta pelo direito à saúde no Brasil”

Carmen Fontes de Souza Teixeira (Saúde Coletiva)

De Norte a Sul do país
O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. Neste ano, 21 países promoverão o evento de forma simultânea.

No Brasil, onde o festival foi realizado pela 1ª vez em 2015, na cidade de São Carlos, o Pint of Science acontecerá em 56 municípios distribuídos pelas cinco regiões e a expectativa é de que 50 mil pessoas compareçam aos bate-papos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: