Idosos lotam pontos de vacinação e elogiam sistema “drive thru” em Salvador: “Isso é fantástico”

Os idosos que saíram de casa para se vacinar no primeiro dia da campanha nacional contra o H1N1 e a Influenza aprovaram o sistema “drive thru”, em que não é preciso sair do carro para receber a dose da vacina.

Foi o caso do cozinheiro Raimundo Santos, que afirmou que, caso não houvesse esse sistema, ela não teria ido tomar a vacina.

“Isso é fantástico. Está ajudando demais. Se eu fosse me vacinar hoje e tivesse que sair do carro, eu não ia”.

O aposentado Damião Souza também aprovou o drive thru de vacina.

“Muito bom, a gente não se expõe. Cheguei aqui tranquilo, espero que continue”, afirmou.

A preocupação de Reinaldo Brandão, de 67 anos, é com o risco de contágio do coronavírus. Os idosos estão no grupo de risco da Covid-19, por isso é preciso manter a atenção redobrada à recomendação de isolamento social.

Mas é sempre bom lembrar que a vacina oferecida a partir desta segunda-feira (23) para pessoas acima dos 65 anos e profissionais de saúde não protege contra o coronavírus.

A vacina protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul, inclusive o H1N1. O idoso, ao se prevenir do vírus influenza, ajuda em um possível diagnóstico entre a Covid-19 e uma gripe.

Só esse ano, na Bahia, foram registrados 64 casos de influenza e 48 casos de H1N1, com três mortes.

Em Juazeiro, já foram registrados nove casos de H1N1 e duas mortes. Em Itabuna, a expectativa é que 70 mil pessoas sejam imunizadas.

Nem todo mundo que saiu de casa para se vacinar ficou satisfeito, como é o caso de Rafaela Zacarias, médica veterinária, que encontrou o posto do bairro de São Caetano fechado para higienização.

“A orientação é para não sair de casa. Saí por causa da vacina hoje, mas infelizmente está dizendo que não tem”, disse.

Os idosos que não têm carro também fizeram fila nos postos espalhados pela cidade, como o Ramiro de Azevedo, no Campo da Pólvora.

Nessa primeira fase, só estão sendo vacinados os profissionais de saúde e os idosos. O calendário foi criado baseado na data de aniversário do idoso para evitar aglomerações.

Até o dia 27, devem se vacinar idosos nascidos em janeiro, fevereiro e março. Entre abril e junho, o período é entre 30 de março e 3 de abril.

Os que fazem aniversário entre julho e setembro, devem tomar vacina entre 6 e 10 de abril. Os demais, entre 13 e 18 de abril.

Deixe uma resposta


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/brasilno/public_html/wp-includes/functions.php on line 4757