Nasa adia missão ao Sol; nova tentativa será neste domingo

A Nasa se prepara para um feito inédito: “tocar” o Sol. O lançamento da sonda Parker Solar Probe da agência espacial norte-americana estava agendado para acontecer na manhã deste sábado (11), mas foi adiada por 24 horas devido a um problema técnico. Uma nova tentativa deve acontecer às 4h33 (horário de Brasília) deste domingo (12).

Do tamanho de um pequeno carro, a sonda enfrentará grandes desafios. Além das altíssimas temperaturas que terá de suportar, a energia necessária para a viagem também será muito superior à que usa normalmente. Como explica o CNet, a quantidade de energia necessária para este viagem é 55 vezes superior à utilizada para ir a Marte. Isto porque a sonda precisa anular o movimento de rotação da Terra.

O lançamento do Parker Solar Probe será feito de Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos, com hora prevista para às 3h33 locais (4h33 em Brasília).

 

A Nasa transmitirá o lançamento ao vivo pelo seu site e perfis nas redes sociais.

Se os problemas detectados neste sábado não forem resolvidos a tempo, a agência espacial tem até o dia 23 de agosto para fazer o lançamento.

Deixe uma resposta