O caminho até a Copa: Bahia e Vitória terão maratona de jogos até pausa para mundial

Bahia e Vitória terão duas semanas intensas pela frente. Com uma pausa prevista em virtude da realização da Copa do Mundo, o Campeonato Brasileiro terá cinco rodadas até o dia 13 de junho. Os dois times baianos, portanto, entrarão em campo, em média, uma vez a cada três dias. A maratona começa na quarta-feira, quando o Rubro-Negro recebe o Internacional no Barradão, pela abertura da 8ª rodada da Série A. Na quinta-feira, o Tricolor visita o Flamengo, às 16h (de Brasília), no Maracanã.

Além do Internacional, o Vitória encara, na sequência, Santos (fora), Chapecoense (casa), Corinthians (fora) e São Paulo (fora). Até a pausa para a Copa, o time rubro-negro terá acumulado 41 partidas, número que, na Série A, será menor apenas ao do Ceará, que terá atuado 42 vezes. A rotina de dois jogos por semana entrou na pauta do técnico Vagner Mancini, que comentou o assunto na coletiva concedida no último domingo, após o empate com o Botafogo no Rio de Janeiro.

– Acho que o Vitória é a segunda equipe ou a equipe que mais jogou nesse ano. Só tivemos uma semana que a equipe não jogou no meio da semana. Isso acaba com uma série de problemas, até mesmo com o emocional do atleta. O mais importante é quando o treinador detecta, que tem que fazer as mudanças de peças. Nosso dia a dia é muito desgastante. Por isso que você tem que ter um elenco recheado de bons atletas. Agora no Brasileiro temos um leque maior de opções – comentou o treinador.

Bahia encara o Flamengo na quinta-feira e não descansará durante a Copa do Mundo (Foto: Divulgação/EC Bahia)

Bahia encara o Flamengo na quinta-feira e não descansará durante a Copa do Mundo (Foto: Divulgação/EC Bahia)

O Bahia, após o Flamengo, enfrenta Grêmio (casa), Paraná (fora), Botafogo (casa) e Corinthians (casa). Mas, diferentemente do Vitória, o Tricolor não descansará durante a Copa. Com a pausa no Campeonato Brasileiro, o time de Guto Ferreira terá compromissos pela Copa do Nordeste. Os jogos das semifinais e da final do regional serão disputados durante o Mundial da Rússia.

– Uma coisa é vir de uma semana cheia, descansado, para vir quarta e domingo. O tanque não enche. Estamos falando de gasolina, o tanque está vazio. Tem que rodar a 20km por hora ou não chega no destino. Com tanque cheio pode ir mais rápido que chega antes. Temos que montar as estratégias, conforme a condição do time, linha alta, média ou baixa. Com os jogadores que se tem para montar a estratégia. Aí vai jogando esse jogo de xadrez, as vezes ganhando, as vezes perdendo. Mais importante é que estamos conseguindo ultrapassar as etapas – avaliou Guto Ferreira após o triunfo sobre o Vasco, na Arena Fonte Nova.

Com oito pontos conquistados, Bahia e Vitória estão próximos na tabela de classificação. O Rubro-Negro, com saldo melhor, está em 14º, seguido pelo Tricolor, na 15ª colocação.

Deixe uma resposta