Os pesadelos mais comuns e seus respectivos significados

Os pesadelos, assim como os sonhos bons, são extremamente simbólicos e refletem certos aspectos da vida cotidiana ou a expressão de um sentimento pessoal sobre algum evento que está por vir.

Um pesadelo com acidente de carro não significa que se deva ter medo de um acidente na vida real, por exemplo. Veja quais são os pesadelos mais comuns no mundo inteiro e seus respectivos significados.

1 – Sonhar que está caindo ou se afogando

Esse tipo de pesadelo geralmente é uma consequência do pesadelo anterior, ou seja, quando a pressão e os problemas tornam-se insuportáveis, quando atingem o seu ápice. Demonstram uma ansiedade internalizada em torno de uma situação ou tarefa. As sensações provocadas pela queda ou afogamento podem variar da completa perda de controle à alegria extrema; tais sensações dependerão do seu posicionamento perante as circunstâncias da realidade as quais o pesadelo se espelha.

2 – Sonhar que está nu ou vestido de forma inadequada em público

Esse é um clássico! Sonhar que está parcial ou completamente nu em público é extremamente comum em pessoas de várias faixas de idade. Esse tipo de pesadelo está diretamente ligado à auto-estima, pois, nos sonhos, as roupas funcionam como uma forma de encobrir aspectos da personalidade que não se quer revelar ou que não se sente confiante em mostrar.

Pessoas que não vêem problemas em ficar nuas dentro de um sonho é porque não possuem nada a esconder e, portanto, são mais confiantes em relação a si mesmas; ao contrário, pessoas desconfortáveis com a nudez apresentam certas vulnerabilidades ou vergonha sobre algum aspecto da personalidade. Se você possui algo que quer esconder dos outros, é muito provável que este tipo de sonho seja recorrente.

3 – Sonhar que está perdido ou encurralado

De todos os pesadelos, esse provavelmente é um dos mais simples a serem analisados. Se você sonha que está perdido ou encurralado é porque possivelmente você esteja se sentindo assim na vida real. Há várias situações que podem nos deixar desnorteados como, por exemplo, quando estamos sendo submetidos à muita pressão. Esse tipo de pesadelo é um aviso sobre suas preocupações internas e que devem ser resolvidas.

4 – Sonhar com casa ou roubo ou estar sofrendo algum dano

Ter um sonho muito intenso com sua própria casa não é motivo para pânico. Sonhar com a casa simboliza sonhar consigo mesmo; a fachada representa a auto-imagem, ao passo que os interiores representam o eu interior. Se em seu pesadelo alguma parte da casa ou objeto for quebrado, representa que algum sentimento seu foi quebrado. Da mesma forma, sonhos com objetos sendo perdidos ou roubados, representando sentimentos internos conturbados. Ter algum objeto de valor roubado ou perdido em sonho representa que você está se sentindo suscetível ao engano ou teme que algo valioso seu esteja em risco.

5 – Sonhar que está sofrendo lesão, doença ou morte

Esses são pesadelos dos mais inquietantes, principalmente porque dizem que sonhar com a morte pode significar que alguém próximo irá morrer – ou mesmo a própria pessoa que sonhou. Lidar com a morte em sonhos não é fácil, mas em muitos casos significa um forte sentimento de mudança. É aquele momento na vida que você sente que tem que mudar de posicionamento e começar de novo.

Por outro lado, sonhar com doença ou lesão – seguida ou não de morte – pode representar dor emocional. Pesadelos em que um ente querido morre, representa o medo de que aquela pessoa realmente se vá e com ela uma parte de você mesmo seja perdida. Sonhar que está morrendo em vez da outra pessoa, significa que você é mais capaz de suportar uma grande preocupação do que pensa.

O conselho aqui é: não fique preocupado demais com um pesadelo desses, pois, como já foi dito no início desse texto, sonhos são sempre cheios de simbolismos e podem não representar o óbvio.

6 – Sonhar que é perseguido ou atacado

Se esse não é o mais comum dos pesadelos, está próximo disso. O cenário e o atacante variam de pessoa para a pessoa, mas este pesadelo significa uma resposta do corpo a um sentimento de luta ou fuga, muito comum entre os seres humanos e que surge quando nos confrontamos com perigos e medos.

Sigmum Freud disse que esses pesadelos são típicos de pessoas que sofrem com ansiedade, esta decorrente de inúmeras situações do dia-a-dia ou de medos reais. Ocorre que essas situações tomam corpo nos pesadelos na forma de um atacante ou perseguidor e as ações realizadas pelo sonhador na tentativa de se livrar do perigo representam um paralelo da forma com que se reagiria a medos e tensões na realidade.

Os pesadelos dizem muito sobre nós mesmos, como nos sentimos, o que estamos passando, se estamos conseguindo atingir nossos objetivos, sobre os medos de cada dia. Portanto, nada de se desesperar por conta de um sonho ruim, pelo contrário, o pesadelo mostra que algo não está bem e que precisa ser resolvido para que o corpo e a mente possam estar em harmonia. É preciso refletir sobre os problemas e sentimentos, antes que eles tomem conta de você.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: