Ministério da Saúde abre Processo Seletivo para treinamento em Epidemiologia

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) abriu Processo Seletivo para Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS), realizado por meio de convênio com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). São 15 vagas para atuar na área de Vigilância em Saúde do SUS, com bolsa de R$ 5.000,00.

O EpiSUS é um Programa de Treinamento em Serviço da SVS/MS, com dois anos presenciais de duração e que exige dedicação exclusiva. As atribuições do programa, que é composto em sua maioria de atividades práticas desenvolvidas no âmbito do SUS, incluem: investigar surtos/epidemias e eventos inusitados em saúde pública; avaliar sistemas de vigilância em saúde pública; analisar dados de sistemas de informação em saúde; divulgar informações de saúde pública; gerenciar e liderar equipes para as atividades de epidemiologia aplicada ao campo e nos serviços de saúde humana; servir como referência científica nacional e internacional para a epidemiologia de campo; contribuir com a capacitação de outros profissionais de saúde em epidemiologia de campo; contribuir para o fortalecimento da vigilância em saúde no âmbito do SUS.

Para participar, o candidato deve:

  • Residir em Brasília – DF;
  • Possuir Graduação em um curso da área da Saúde, sendo eles Assistência Social, Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional;
  • Ter pelo menos dois anos de experiência profissional;
  • Ter um dos seguintes cursos de pós-graduação concluído: Epidemiologia; Saúde Coletiva; Saúde Pública; Medicina Preventiva e Social; Medicina Tropical; Infectologia; Vigilância em Saúde; Vigilância Epidemiológica; Vigilância Sanitária; Vigilância em Saúde Ambiental; Saúde do Trabalhador; Vigilância Hospitalar; ou área compatível com as listadas aqui;
  • Ter disponibilidade para viajar a serviço para qualquer lugar do país ou exterior, a qualquer momento, conforme demanda, durante toda a duração do treinamento (dois anos).

Para inscrever-se, o interessado deve anexar no Formulário Online – Processo Seletivo EpiSUS – 14ª turma 2017-2019 todos os documentos listados e exigidos no edital, que pode ser consultado em nosso site, digitalizados e em formato .PDF, até o dia 8 de janeiro de 2017.

A avaliação consistirá de duas etapas: a primeira será uma avaliação curricular e de documentos comprobatórios, e irá de 25 de novembro de 2016 a 15 de janeiro de 2017. A partir do dia seguinte ao encerramento, a lista selecionados para a segunda fase será divulgada no site da SVS/MS e por envio de e-mail ao candidato.

Já a segunda etapa ocorrerá em Brasília, do dia 20 ao 24 de março de 2017, a partir das 8h da manhã, durante todo o dia. O conteúdo das provas dessa fase está listado no edital em nosso site.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *