Vídeo mostra tiroteio após roubo de R$ 183 mil de carro-forte em Salvador

Vídeos feitos por testemunhas do assalto ao carro-forte ocorrido na tarde desta terça-feira (2), no supermercado Extra da Avenida Vasco da Gama, em Salvador, mostram o momento da fuga dos bandidos e o estrago provocado pelo tiroteio.

Pelo menos três criminosos armados com revólveres atacaram seguranças que estavam saindo do estabelecimento, segundo a polícia. Ao todo, R$ 183 mil foram levados.

Produtos nas prateleiras foram atingidos; não há registro de feridos

Balas acertaram o interior do supermercado (Foto: Tailane Muniz/ CORREIO)

A titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), Carla Ramos, contou que dois bandidos desceram do Fiat Doblô e realizaram o assalto, enquanto outro permaneceu no comando do veículo, mas a polícia não descarta a participação de mais criminosos. No local, testemunhas falaram em seis homens.

“Eles não usaram metralhadoras, como algumas pessoas disseram. Estavam armados com pistolas. O veículo parou no fundo do carro-forte e dois bandidos desceram, cometeram o crime e depois fugiram. O carro usado por eles tem restrição de roubo e já temos alguns suspeitos, mas não podemos divulgar os nomes para não atrapalhar a investigação”, disse.

Os tiros atraíram a atenção de moradores da região e eles registraram o crime da janela de casa. É possível ver quando dois dos assaltantes correm em direção ao Fiat Doblô cinza, com malotes nas mãos. O veículo estava parado próximo ao carro-forte. Eles trocaram tiros com os seguranças antes de entrar no carro e fugir.

 

No momento da confusão havia muitas pessoas no estacionamento do supermercado. Elas tentaram se proteger dos projéteis ficando agachadas entre os carros estacionados, até os bandidos fugirem. O assalto ocorreu por volta de 16h20.

Em outro vídeo, um cliente do supermercado registrou o estrago provocado pelos disparos. É possível ver a porta de vidro estilhaçada na entrada do estabelecimento, um dos seguranças descendo do carro-forte e pessoas assustadas falando ao telefone. Os tiros acertaram o interior do supermercado e produtos, como latas de cerveja que estavam nas prateleiras.

Funcionários do Extra disseram ao CORREIO que os seguranças da transportadora de valores Preserve reagiram, iniciando uma intensa troca de tiros com os bandidos. Apesar da reação, os assaltantes levaram o dinheiro.

Funcionários trabalham na limpeza do supermercado após assalto a carro-forte (Foto: Almiro Lopes/ CORREIO)

Dinheiro
A Associação Brasileira de Transporte de Valores (ABTV), que representa 90% da atividade no Brasil, diz que o número de ataques a carros-fortes tem aumentado nos últimos 12 meses no país. Na Bahia, só este ano, foram 17.

A quantidade de ataques é a mesma contabilizada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). No entanto, a pasta afirma que, dos 17 registrados, 11 foram consumados e, de ainda acordo com a assessoria da pasta, no ataque desta terça não foi levado dinheiro. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Carro usado pelos bandidos foi abandonado próximo à Ladeira do Acupe, em Brotas (Foto: Almiro Lopes/ CORREIO)

Rotas
Nesta quarta-feira (3), a SSP-BA informou, em nota, que a polícia vai tomar conhecimento dos roteiros dos carros-fortes na Bahia e da quantia que eles estarão transportando. A decisão aconteceu durante uma reunião entre representantes da secretaria e das empresas de transporte de valores que atuam no estado.

“Reivindicação antiga das forças de segurança, a disponibilização das rotas, do perfil e quantidade de valores transportados, entre outras informações, são consideradas fatores importantes para ajudar no estabelecimento de ações preventivas e repressivas no combate a quadrilhas especializadas em roubo de valores”, comenta o comunicado.

A decisão aconteceu depois de a ABTV informar que os bandidos conhecem as rotas dos carros-fortes na Bahia e que têm acesso fácil a armas de grosso calibre.

A SSP-BA informou que a polícia também terá acesso às imagens das bases de onde partem os carros. Os detalhes de como essa comunicação será realizada não foram divulgados.

Relembre alguns dos últimos ataques a carros-fortes na Bahia:

  • 1º de junho de 2018 

Dois seguranças de um carro-forte foram baleados durante uma tentativa de assalto a uma casa lotérica na Rua Apolinário Santana, Engenho Velho da Federação, em Salvador. Segundo o relato dos vigilantes, um homem entrou no estabelecimento e anunciou o assalto. Três homens armados chegaram ao local no momento em que o carro fazia coleta na Loteria Engenho Velho, que fica na via principal do bairro.

  • 9 de agosto de 2018 

Pelo menos dois criminosos participaram do roubo a um carro-forte que abasteceria uma casa lotérica dentro do supermercado Bompreço, no Salvador Norte Shopping, em São Cristóvão, Salvador. De acordo com a Polícia Militar, os bandidos levaram um malote de dinheiro e fugiram em direção à localidade de Cassange.

  • 4 de setembro de 2018 

Dois seguranças da empresa Prosegur foram baleados durante um assalto no bairro de Amaralina, em Salvador. O crime aconteceu em frente ao supermercado Atakadão Atakarejo. Cinco homens armados chegaram ao local em um carro HB20 cinza e abordaram os vigilantes quando saíam do supermercado em direção ao carro-forte, em posse de malotes de dinheiro. No dia 16, um dos seguranças baleados na ação, Juarez Santos de Oliveira, morreu.

  • 17 de setembro de 2018 

Um assalto a um carro-forte da empresa Prosegur terminou com um segurança morto e outro baleado, na cidade de Boa Nova, no Sudoeste da Bahia. O crime aconteceu na BR-116, quando o veículo foi interceptado por criminosos quando passava na rodovia. Quatro dias depois, um suspeito do crime morreu, em confronto com a polícia, e outros quatro foram presos.

  • 20 de setembro de 2018 

Uma tentativa de assalto ao carro-forte da Preserve que fazia transporte de valores em uma casa lotérica de Águas Claras, em Salvador, terminou com um suspeito morto e quatro pessoas baleadas. De acordo a SSP-BA, os vigilantes do carro-forte reagiram ao ataque de um grupo de criminosos. Um dos suspeitos acabou morto na frente da Loteria Águas da Sorte.

  • 26 de setembro de 2018 

Seis homens suspeitos de tentar roubar um avião que transportava dinheiro foram mortos no Aeroporto de Salgueiro, em Pernambuco. A ação, que contou com as polícias da Bahia, Pernambuco e Polícia Federal, terminou ainda com o piloto da aeronave ferido, quatro presos e apreensão de seis fuzis e uma metralhadora ponto 50. Um dos suspeitos mortos é um ex-PM da Bahia.

 

Correio da Bahia

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: