Hospitais da rede estadual do RJ ainda não têm leitos disponíveis para tratamento de Covid-19

Uma semana após a Organização Mundial de Saúde declarar pandemia de Covid-19, a rede estadual de saúde ainda não dispõe de leitos equipados com os respiradores necessários ao tratamento de pacientes com coronavírus. A informação é do secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.

“Todos os leitos cirúrgicos das cirurgias eletivas já estão disponíveis porque as cirurgias eletivas foram suspensas – é algo em torno de duas mil vagas. Os leitos que já teriam os equipamentos necessários são os de terapia intensiva, que estão ocupados. O que estamos fazendo é criar novas vagas. Esses dois mil leitos comuns receberão as máquinas necessárias ao enfrentamento do coronavírus, como respiradores e monitores”, disse o secretário durante entrevista ao Bom Dia Rio.

Atualmente, há nove pacientes com suspeita de coronavírus internados na rede municipal, sete no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, e dois no Centro de Emergência Regional do Leblon.

Apontado como unidade de referência no município para casos de internação para o coronavírus, o Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, na Zona Norte do Rio, já tem 30 leitos isolados disponíveis para uso de pacientes graves contaminados pelo coronavírus. A Secretaria Municipal de Saúde informou que 50 leitos estarão reservados em breve na unidade.

Segundo o secretário, na próxima semana 140 leitos dedicados ao tratamento de pacientes contaminados pela Covid-19 estarão disponíveis na próxima semana. Os hospitais que receberão essas vagas ainda não foram revelados.

Ainda de acordo com o secretário, parte dos respiradores comprados chegará esta semana, bem como os materiais que deverão ser utilizados pelos profissionais de saúde.

O envio dos pacientes aos leitos será feito por meio do sistema de regulação e após a passagem do caso suspeito pelo setor de emergência.

O Rio de Janeiro tem 33 casos confirmados do novo coronavírus até a tarde desta terça-feira (17). Outros 859 pacientes são investigados e 194 casos foram descartados. No Brasil, são 290 pessoas infectadas pelo vírus.

Deixe uma resposta


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/brasilno/public_html/wp-includes/functions.php on line 4757