Sabatina do Ouvinte: Ronaldo Mansur defende novos hospitais regionais, fim da aprovação automática e ampliação do efetivo policial
O candidato ao Governo da Bahia Ronaldo Mansur (PSOL) apresentou propostas para saúde, educação, mobilidade, emprego e renda e segurança pública durante a terceira rodada da Sabatina do Ouvinte, realizada pela CBN Salvador.
As perguntas foram encaminhadas por ouvintes e trataram de cinco áreas consideradas prioritárias para o estado. Apenas o pessolista e o postulante do União Brasil, ACM Neto, atenderam às demandas do eleitorado. Jerônimo Rodrigues (PT) se recusou a responder aos questionamentos da população.
Na área da saúde, Mansur defendeu a construção de novos hospitais regionais nos 27 territórios de identidade da Bahia. De acordo com o candidato, os recursos viriam de um processo de redução de gastos da máquina pública, sem demissões, além da cobrança de dívidas com o Estado e da atração de novos investimentos.
“Nós vamos utilizar os recursos que nós temos disponíveis para construir novos hospitais regionais pelos 27 territórios de identidades. Recursos o Estado tem. Nós temos que enxugar a máquina pública”, afirmou.
O postulante reconheceu, porém, que os resultados não seriam imediatos. Em seu entendimento, a ampliação da rede ocorreria em médio prazo, enquanto os hospitais regionais continuariam a receber uma demanda elevada de pacientes que, na avaliação dele, poderiam ser atendidos em unidades básicas de saúde, UPAs e policlínicas.
Educação
Ao responder à pergunta de uma ouvinte sobre educação, Ronaldo Mansur defendeu o fim da aprovação automática na rede pública estadual.
“A aprovação automática é um desserviço à educação”, declarou.
Segundo o candidato, a política contribuiria para a formação de estudantes que chegam ao mercado de trabalho com dificuldades de leitura e interpretação. Mansur afirmou que pretende ampliar o ensino em tempo integral, com aulas das disciplinas básicas durante parte do dia e atividades vocacionais e relacionadas a diferentes profissões no período da tarde.
“A gente tem que colocar a nossa juventude para fazer medicina, engenharia, arquitetura, os melhores postos de trabalho”, disse.
Mansur também criticou o modelo de contratação de professores pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e defendeu mudanças nas condições de trabalho da categoria.
Mobilidade
Para a mobilidade, o candidato do PSOL defendeu a retomada dos estudos para implantação de trens de passageiros ligando Salvador a municípios da Região Metropolitana.
Mansur citou como exemplo o antigo serviço ferroviário que ligava Salvador a Alagoinhas e afirmou que o transporte sobre trilhos poderia reduzir o impacto dos congestionamentos enfrentados diariamente pelos trabalhadores.
“O VLT é uma realidade que pode ser colocada em prática na região metropolitana de Salvador”, afirmou.
O candidato também defendeu investimentos no sistema ferroviário e criticou os congestionamentos registrados em vias como a Avenida Paralela, especialmente nos horários de maior movimento.
Emprego e renda
Na área de emprego e renda, Mansur afirmou que a Bahia precisa melhorar a infraestrutura e oferecer maior segurança jurídica, política e econômica para atrair investimentos.
Entre as propostas apresentadas está a ampliação do microcrédito para pequenos produtores e comerciantes. O candidato defendeu que o Desenbahia seja utilizado para financiar pequenos e médios produtores, além de comerciantes.
“São esses pequenos produtores da agricultura familiar que colocam comida barata na mesa do povo trabalhador”, afirmou.
Segundo Mansur, o fortalecimento dos pequenos negócios poderia estimular a economia dos municípios menores, que, segundo ele, enfrentam mais dificuldades para atrair investimentos.
Segurança pública
Na segurança pública, o candidato colocou a valorização dos profissionais da área entre as primeiras medidas que pretende adotar. Mansur defendeu mudanças nos planos de cargos e salários e a realização de concursos para as polícias Civil, Militar, Penal e Científica.
“Temos que aumentar significativamente esse percentual”, disse, ao defender a ampliação do efetivo da Polícia Civil.
O postulante também propôs uma mudança no protocolo de atuação policial nas áreas populares. Para ele, não deve haver diferença na abordagem policial entre bairros de maior renda e regiões periféricas.
“A política de segurança deve ser uma política de Estado e não uma política de governo. Os governos passam, a segurança fica”, afirmou.
O candidato ainda defendeu a utilização de câmeras corporais pelos policiais. Na sua avaliação, o equipamento serviria tanto para proteger os agentes que atuam dentro da lei quanto para evitar abusos contra a população.
“Aquele policial que andar corretamente, ele não tem por que temer uma câmera corporal”, declarou.
Ao responder sobre o combate ao crime organizado, Mansur afirmou que pretende investir em tecnologia e melhorar a formação das forças policiais. Também defendeu que agentes que atuarem fora da lei sejam responsabilizados.
A Sabatina do Ouvinte da CBN Salvador ouviu candidatos ao Governo da Bahia ao longo desta semana, com perguntas encaminhadas pelos próprios ouvintes sobre segurança pública, educação, saúde, emprego e renda e mobilidade.
Por: Blog do Vila


