Dia do Pão de Queijo
Pão de queijo pode ter sido criado em Minas Gerais há 300 anos ou uma variação da chipa com popularização no país no século XX
O pão de queijo é praticamente uma unanimidade. O que não é tão unânime assim é a origem da iguaria e como ela surgiu. Quando o pão de queijo foi inventado? E por quem? E, o mais grave: o quitute é mineiro mesmo? Neste Dia do Pão de Queijo (17/8)
IGUARIA MINEIRA?
A história da criação do pão de queijo é incerta. Alguns estudiosos apontam que a iguaria iguaria foi inventada durante a Corrida do Ouro, no século 18, em Minas Gerais. Naquela época, a farinha de trigo disponível para a maior parte da população era de má qualidade e, por isso, muita gente usava polvilho, ingrediente oriundo da mandioca.
Para melhorar o sabor do pãozinho, teria surgido a ideia de adicionar na receita restos de queijo endurecidos, ovos e leite que, graças ao crescimento da pecuária no estado, eram fáceis de encontrar. Depois de pronta, a massa ia para o forno – e o resto você já sabe.
PRIMA DA CHIPA
Por mais convincente que pareça, essa não é a única versão para o nascimento do pão de queijo. Outra teoria aponta que a receita é uma variação da chipa, um biscoito de polvilho que teria entrado no Brasil com imigrantes paraguaios no século 19. Estudiosos apontam que a chipa foi criada pelos jesuítas com influências indígena e europeia.
Dos indígenas, veio o uso do polvilho, um derivado da mandioca, que era base da alimentação dos povos originários. Dos europeus, vieram ovos, leite, queijo e manteiga. A chipa é conhecida em toda a América do Sul, com diferentes variações. Neste teoria, o pão de queijo seria uma dessas variações.
POPULARIZAÇÃO
De acordo com as teorias, o pão de queijo pode ter séculos de história, mas ele só começou a ser popularizado em todo o país na década de 1950. Quem disseminou a receita e começou a vender pão de queijo para restaurantes em Minas Gerais foi a cozinheira Arthêmia Chaves Carneiro, aquela senhora de óculos que é símbolo da rede Casa do Pão de Queijo, fundada por seu filho, Mário, em 1967.
RECEITA
Assim como todo alimento tradicional, a receita do pão de queijo passou por diversas mudanças ao longo dos anos. Alguns ingredientes variam de receita para receita e local para local, assim como as quantidades de cada item. Sabe quando um pão de queijo é mais queijudo ou amanteigado que outro? E já provou aqueles que levam tipos de queijo diferentes, como o meia cura, o canastra e o parmesão?
O tipo de polvilho utilizado também é importante e muda tudo: o doce deixa o pãozinho mais denso por dentro e crocante por fora, enquanto que o azedo deixa o resultado um pouco mais levinho, com massa mais aerada.
O que muitos concordam é que um pão de queijo bom leva ingredientes frescos e artesanais. Mas, se você não gosta muito de cozinhar e adora um pão de queijo, é fácil: em todo canto, dá para comprar massas semi-prontas, que só precisam ir para o forno. Depois, pega um cafezinho, junta os amigos da fofoca, e a receita está pronta!
Foto: Redes Sociais
Aratu On


