Ataque de onça mata 26 carneiros em cidade mineira
Um ataque de onça matou 26 carneiros, na madrugada desta sexta-feira (8/1), na zona rural de Teófilo Otoni, Vale do Mucuri. O caso foi em uma fazenda de Epaminondas Otoni, próximo à cidade. Um vídeo compartilhado com a reportagem, mostra os animais mortos espalhados pelo curral. O prejuízo estimado é de R$ 13 mil. O caso não é comum na região. “É algo completamente incomum matar essa quantidade, uma vez ou outra mata algum”, diz Matheus Jung, sobrinho do dono do local. Pelas imagens, é possível ver que os animais foram mordidos em regiões do pescoço e estômago. Alguns não chegaram a ser mordidos, mas foram asfixiados pela onça. Dos 30 carneiros das imagens divulgadas ao
Estado de Minas, somente 4 saíram vivos do ataque. “As pessoas que moram lá têm medo. Esse curral é do lado da casa do meu tio, e ele mora com o netinho dele”, diz Jung. Alexandre Jung, tio de Matheus, conversou por telefone com a reportagem.
“Estamos assustados, eu tenho carneiros e vacas no local. O que vou fazer? Esperar a onça voltar e terminar seu trabalho?”, diz. A Polícia Ambiental nesses casos não pode capturar o animal, a não ser que ele tenha ficado preso. “As pessoas na região que andam pelo caminho que liga o distrito à cidade correm o risco de ser atacadas”, explica. A reportagem procurou a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais. O órgão explicou que estes casos são direcionados ao Ibama, responsável pelos animais de vida livre. “O Instituto Federal de Florestas, por sua vez, é responsável pelo recebimento, tratamento, reabilitação e soltura de animais silvestres”, explica a secretaria. O EM entrou em contato com o Ibama, mas até o fechamento desta reportagem não obteve retorno.
Foto Alexandre Jung/Reprodução
MSN


