MundoÚltimas

Jornalista investigativa é condenada nos EUA após recusar revelar fontes de artigos escritos em 2017

A repórter recebeu um prazo de 30 dias para recorrer a decisão do juiz

Nesta quinta-feira (29), uma repórter investigativa foi condenada, nos Estados Unidos, por um juiz federal após recusar revelar suas fontes de artigos que escreveu sobre uma cientista que foi investigada pelo FBI.

Catherine Herridge, ex-CBS News e Fox News, foi condenada a pagar US$800 (cerca de R$3.960) por dia até revelar as informações. No entanto, a multa foi suspensa por 30 dias, pelo juiz Christopher Cooper, do Tribunal Distrital dos EUA em Washington, para que a repórter tivesse tempo de recorrer.

O caso está relacionado a uma série de artigos escritos em 2017 por Herridge e seus colegas, na época em que ela trabalhava na Fox News. Os artigos revelaram que o FBI investigou a cientista Yanping Chen, uma sino-americana que é presidente da Universidade de Gestão e Tecnologia em Arlington, no estado americano da Virgínia, sobre suspeitas de laços militares com a China e se ela havia mentido sobre a imigração aos EUA.

O advogado sênior do Comitê de Repórteres para a Liberdade de Imprensa, Gabe Rottman, disse que “é um alívio que o juiz Cooper esteja permitindo que ela interponha um recurso sem a pressão financeira de multas diárias.”

Foto: Reprodução/Redes Sociais/X
Por: Metro1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *