PolíticaÚltimas

Lista de chamada na CMS: confira os vereadores que mais faltaram em sessões de 2023 na Casa Legislativa

Um levantamento realizado pelo Metro1 mostra que, juntos, o top 3 dos mais faltosos na Câmara Municipal acumula um total de 98 faltas em 90 sessões

Se a Câmara Municipal de Salvador (CMS) tivesse uma espécie de lista de chamada, como nas escolas, alguns vereadores iriam se destacar pelas faltas nas sessões da Casa em 2023. Eles são os vereadores Maurício Trindade (PP), Átila do Congo (Patriota) e Alfredo Mangueira (MDB), que estrelam o top 3 de mais faltosos em sessões ordinárias entre os meses de fevereiro e dezembro.

Um levantamento realizado pelo Metro1 mostra que, juntos, o top 3 acumula um total de 98 faltas em 90 sessões. Maurício Trindade faltou a 35 sessões ordinárias (o que significa dizer que não compareceu a 31,5% delas), já Átila não esteve presente em 34 (faltou em 30,6%) e Mangueira não marcou presença em 29 (29,9%). O mapeamento levou em consideração as sessões de número 1 até a 90º e não contabilizou faltas de vereadores que estavam em período licenciado.

O levantamento aponta também aqueles que marcaram presença em todas as sessões ordinárias do ano. O destaque neste ranking vai para os partidos da oposição ao prefeito Bruno Reis (União). Entre 43 vereadores, apenas oito gabaritaram a lista de chamada da CMS, eles são: Arnando Lessa (PT); Carolino (Podemos); Tiago Ferreira (PT); Silvio Humberto (PSB); Marta Rodrigues (PT); Hélio Ferreira (PCdoB) e Augusto Vasconcelos (PCdoB).

O presidente da Casa, vereador Carlos Muniz (PSDB) também se destacou. Junto com Daniel Alves (PSDB), Dr. José Antonio (PTB), Duda Sanches (União), Fábio Souza (Solidariedade), Isnard Araújo (PL), Orlando Palhinha (União) e Téo Senna (PSDB), ele só faltou a uma sessão da Casa.

Das 90 sessões ordinárias de 2023, apenas oito tiveram presença de todos os vereadores em exercício. Cinco delas aconteceram em novembro e as outras em março e setembro. Entre elas, no entanto, não estão as polêmicas sessões de votação do subsídio para as empresas de ônibus e nem aquela que aprovou a minirreforma tributária do município. Ambas as votações chamaram atenção por apresentarem aprovação unânime entre os presentes e análise em tempo recorde após envio do texto para a Casa. A minirreforma atraiu presença unânime dos vereadores, mas na 82ª sessão, no dia 27 de novembro, quando a CMS apreciou as mensagens referentes ao pacote de medidas da minirreforma. No dia da votação, houve ausência de dois vereadores, assim como no dia que foi aprovado o subsídio ao transporte público.

Confira ausências na CMS:
Não faltaram: Arnando Lessa (PT), Augusto Vasconcelos (PCdoB), Carolino (Podemos), Cláudio Tinoco (União), Tiago Ferreira (PT), Hélio Lula Ferreira (PCdoB), Silvio Humberto (PSB), Marta Lula Rodrigues (PT), Sabá (PP)
Faltam em 1 sessão: Carlos Muniz (PSDB), Daniel Alves (PSDB), Dr. José Antonio (PTB), Duda Sanches (União), Fábio Souza (Solidariedade), Isnard Araújo (PL), Orlando Palhinha (União), Téo Senna (PSDB)
Faltou em 2 sessões: Paulo Magalhães Júnior (União)
Faltaram em 3 sessões: Edvaldo Brito (PSD), Ireuda Silva (Republicanos), Júlio Santos (Republicanos)
Faltaram em 4 sessões: Joceval Rodrigues (Cidadania), Leandro Guerrilha (PP), Marcelo Maia (PMN)
Faltaram em 5 sessões: George O Gordinho da Favela (PP), Roberta Caires (PP), Suíca Lula (PT)
Faltaram em 6 sessões: Alberto Braga (Republicanos), André Fraga (PV)
Faltou em 7 sessões: Sandro Bahiense (PP)
Faltou em 8 sessões: Laina Pretas por Salvador (PSOL)
Faltaram em 10 sessões: Alexandre Aleluia (PL), Kiki Bispo (União), Henrique Carballal (PDT) – antes de ser licenciado em agosto para assumir a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM)
Faltaram em 12 sessões: Anderson Ninho (PDT), Cátia Rodrigues (União)
Faltaram em 19 sessões: Cris Correia (PSDB), Ricardo Almeida (PSC), Sidninho (Podemos)
Faltou em 25 sessões: Débora Santana (Avante)
Faltou em 29 sessões: Alfredo Mangueira (MDB)
Faltou em 34 sessões: Atila Do Congo (Patriota)
Faltou em 35 sessões: Maurício Trindade (PP)

Foto: CMS/Reginaldo Ipê/Carlos Alberto
Por: Laisa Gama

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *