Taxa de ocupação de leitos de COVID na Bahia é alta
A taxa de ocupação de leitos adultos e pediátricos na Bahia já proovocam sinal de alerta. O Estado possui 1.756 casos ativos de Covid-19. O Hospital Espanhol, referência no tratamento da doença em Salvador, registrou um aumento de 50% da taxa de ocupação nos leitos adultos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Em todo o Estado, a ocupação de leitos pediátricos chama atenção. Entre as enfermarias pediátricas disponiblizadas especificamente para doença, há apenas duas vagas. Com uma taxa de ocupação de 90%, existem 20 vagas em enfermarias pediátricas e 18 delas estão ocupadas.
As enfermarias adultas posseum 145 vagas e a taxa de ocupação atual é de 21%, ou seja, 30 delas estão ocupadas para acompanhamento de pessoas infectadas, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB).
Dentre as UTI´s, são disponibilizadas 125 vagas em todo Estado e 38 delas estão ocupadas. No caso da ala pediátrica, a taxa de ocupação é de 45%, sendo 20 vagas para crianças e adolescentes e nove delas estão ocupadas.
A Sesab tem recomendado o complemento dos esquema vacinal; testagem de sintomáticos; isolamento de positivos; uso de máscara em unidades de saúde.
Bnews
Foto Bruno Concha/Secom


